domingo, 14 de agosto de 2011

"Papai, O Fluminense e O Maior Estádio do Mundo!"

Rio de Janeiro,


Sabe quando a gente é pequena e tudo parece muito grande?
Como aquela estante inalcançável ou a portinha de cima da geladeira que era tão alta!
Se quando somos pequenas tudo nos parece tão grande imagina quando meu pai me contou que faríamos um passeio e eu perguntei:

_Papai, aonde a gente vai?
_Vamos ao estádio filha! Ao Maracanã! Ele é “O Maior Estádio do Mundo"!

“Nusss! O maior estádio do mundo inteiro?” Lembro-me de pensar impressionada! E fiquei desde aquele momento imaginando o tamanho do estádio! Afinal no mundo inteirinho não existia um estádio que fosse maior!
E meu pai continuou dizendo:

_Vamos assistir ao jogo do Fluminense!

O Fluminense eu sabia bem do que se tratava! Era o time do meu pai, e de todos que moravam perto de mim! Inclusive o próprio time morava perto de mim! Sou de Laranjeiras! Claro, eu torcia pelo Fluminense!

Afinal, além de serem meus vizinhos tinham uma camisa toda coloridinha, tão fofa! (<<<<) Era impossível torcer por outro time! (tudo bem se você torce por outro).
E fui com papai e meu tio. No carro, ansiosa, não deixava de imaginar! Ainda me lembro da gente passando pelo corredor que nos conduziu até a vista do estádio!
Se tudo nos parece tão grande quando somos pequenas imagina como me pareceu gigante o Maracanã! Lembro-me bem daquele momento! Poderia ser assustador! Se eu não estivesse com meu pai! Lembro-me de estar no colo dele e ficar bem agarrada ao seu pescoço e com meu rosto colado ao dele enquanto corria meus olhos admirados por toda a visão do estádio! Afinal estando com meu pai nada poderia me fazer mal! Nem mesmo o maior estádio do mundo!

Aos poucos o maior estádio do mundo foi deixando de ser assustador, passando a ser fascinante! Fiquei encantada com a nuvem branca de “pó-de-arroz” da torcida, com as bandeiras, as cores... e todo o espetáculo exibido pela torcida! Meus olhos de criança se vislumbraram vendo a multidão! E o Fluminense venceu aquela partida, com apenas um gol, o suficiente para eu assistir a euforia da torcida e pular feliz! À essa altura já mais ambientada, no chão e já tendo descoberto outras crianças! ^^
Essa é uma das muitas lembranças gostosas que tenho de momentos com meu pai durante a minha infância! Os pais adoram incentivar os filhos a torcerem pelo time deles! Normalmente os filhos meninos, mas sou filha única e era quem ele tinha pra levar ao estádio e treinos do clube! Papai conseguiu me incentivar e sou tricolor de coração! Mas papai me ensinou muitas outras coisas além de torcer pelo Fluminense! Meu pai me ensinou muitos valores! E sei que em qualquer idade e qualquer época será como se meu pai estivesse comigo quando eu precisar recordar esses ensinamentos! Meu pai também me contou muitas histórias enfatizando a honestidade, a sinceridade... e até histórias aterrorizantes! Como a do menino que teria morrido na piscina do clube porque era mentiroso e fingia que estava se afogando e um dia quando se afogou de verdade ninguém o socorreu! =x
Estou contando essa história do estádio porque gosto de me lembrar dessa época em que nosso pai é nosso super-herói! Capaz de nos proteger de tudo! Que se estivéssemos em um lugar alto e ele dissesse para pularmos, pulávamos sem medo! E como nos sentimos seguras estando com ele!
Sim, depois crescemos um pouco e nosso pai deixa de ser herói e se torna “um chato” ou um “careta que não sabe de nada” em muitos momentos! Também costuma ser aquela figura mais severa que a mãe. Aos pais costuma caber essa tarefa de nos ensinar, mesmo quando temos que aprender com lágrimas ao invés de sorrisos! E sei que ele muitas vezes disse “não” preferindo dizer “sim”. Sei que uma lágrima minha doía nele, mesmo que eu achasse na época que ele estava sendo um injusto e tirano! xD Hoje também sei que a tal “chatice” ou “caretice” não era chatice ou caretice era cuidado e amor. Hoje sei que meu pai é humano, que não é um super-herói capaz de me proteger de tudo, mas que com certeza gostaria de ter esse super poder e se ele errou alguma vez, errou tentando acertar! Hoje, sem ele me contar, sei que muitas vezes quando teve que sair pra trabalhar foi pensar em mim e no meu futuro que lhe deu força e coragem pra encarar a batalha cotidiana!
Hoje é o Domingo dos Pais! Tudo bem que “dia dos pais seja todo dia”, mas dia das mães, dia dos amigos, dia dos namos... todos são todo dia! =D
O segundo domingo de Agosto é especial! É um dia família em que podemos estar junto com nosso super-pai! Mesmo que tenha alguma outra oferta de programação pra hoje, que pareça mais animada, tipo sair com a galera, o melhor programa hoje é estar com nosso pai! (ou se o pai não estiver presente, alguém que ocupe esse papel da figura paterna na sua vida ou lembrar com saudade e carinho). Eu tentei pensar em algum presente criativo esse ano que fugisse das peças de roupa ou presentes tradicionais... no fim acabei mesmo escolhendo algo infalível! Uma camisa nova do Fluminense! xD (seu pai também deve adorar ganhar coisas do time dele né?). E vamos assistir ao jogo pela TV e torcer juntos! Certamente tem pais torcendo pelos outros times! xD E nem sempre o time do nosso ganha... Sei que o meu vai gostar da tarde de qualquer modo porque estou aqui! Mas se nosso time perder talvez ele diga “O Maior Palavrão do Mundo”! =x
Ah! Logo ele que me ensinou que não se deve dizer esses palavrões!!!! xD
Feliz Dia dos Pais
...beijinhos***


Recado: É tão triste que muitas vezes ao invés de histórias como essa que me lembro com meu pai assistamos à violência nos estádios! =(

4 comentários:

  1. *-----* que fofo seu post! Adorei muito!
    É muito triste realmente ver a violência nos estádios.
    Feliz dia dos pais! ^^

    ResponderExcluir
  2. Ai que texto lindo....
    Acredito que muito Pais queriam levar seus filhos como o seu, mais acabam desistindo por causa dessa violência...
    Feliz dia dos Pais.

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga tudo bem? Vc foi marcada, ou seja tem um desafio pra em meu blog Beijussss!

    ResponderExcluir
  4. Não dá para mascarar a violência, não é?

    Mas um bom pai passa conhecimentos até num estádio de futebol!


    Bjo

    ResponderExcluir