quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Gracilda (Borboleta - parte II)



Assim eu teria uma das minhas primeiras lições sobre perda.
Saber que as borboletas só viviam por uma semana chocava-me profundamente. Uma semana era tão pouquinho! Só o tempo entre um fim de semana na casa da vovó e outro! Eu já tinha vivido tantas semanas e ainda viveria tantas outras! Tornar-me adulta era algo tão distante!
Triste no carro, enquanto a chácara da vovó e Gracilda ficavam para trás, eu pensava sobre a curta vida das borboletas. “Mamãe, não é justo!” desabafei no carro.
“O que não é justo, Aline?” perguntou mamãe.
“Que as borboletas vivam só por uma semana! É muito pouco! Quer dizer que se a Gracilda nasceu hoje, no domingo que vem ela morre?”
Acho que então mamãe se deu conta da minha tristeza por Gracilda. E procurou me consolar. “Não, Aline! Elas não nascem sendo já borboletas! Antes de se tornarem borboletas elas já viveram bastante tempo sendo lagartas.”
“Lagarta?” admirei-me. Eu achava que já tinha visto lagartas. Eram tão diferentes das borboletas! Lagartas eram feias e bizarras e as borboletas eram lindas e elegantes! Como uma lagarta poderia se transformar em borboleta?
“Como a lagarta vira borboleta, mamãe?” minha curiosidade cientifica de criança agora estava aguçada.
“A lagarta depois de viver muito tempo nas folhas faz um casulo, uma coisinha assim, onde ela fica um tempão e depois sai de lá como borboleta”
   
Papai, que havia escutado quieto a toda a conversa sobre a borboleta Gracilda, apareceu no meu quarto com uma enciclopédia nas mãos, em um dia no meio daquela semana que seguiu. Papai certamente se sensibilizou percebendo que eu andava triste pela borboleta. E eu estava. Gracilda se ainda estivesse viva não tinha muito mais tempo de vida e até que eu pudesse voltar à chácara ela já teria morrido!
Papai me mostrou a gravura de uma borboleta perguntando “A Gracilda era igual a essa aqui?”. Parecia a Gracilda!
“Aline, a Gracilda pode ser uma borboleta monarca! E elas vivem nove meses! Já as outras borboletas, sua mãe se enganou, vivem a maioria por duas semanas. Olha! Essa aqui é a lagarta da borboleta monarca!” disse e mostrou-me outra gravura, essa da lagarta da borboleta monarca.
Eram grandes novidades! A vida da Gracilda era, em comparação, bem maior, eu poderia reencontrá-la! A lagarta nem era tão feia, parecia usar uma roupa de tigrinho, parecida com as roupas da minha mãe. “Nossa! A Gracilda já foi desse jeito!” pensei. E era uma monarca, e monarcas eu sabia que eram rainhas, pois vovó já havia me contado histórias de reis e rainhas!
“Monarca? Não é aquilo de rainha?” perguntei
“Sim”.
Gracilda era uma borboleta rainha! Como ela era importante!


Continua...

3 comentários:

  1. É triste, mas é fato. Algumas coisas da vida parecem injustas, mas na verdade não são. Se você pensar que não existe justo ou injusto em relação ao mundo as coisas pareceram diferentes

    ResponderExcluir
  2. tive q pesquisar pra ver a beleza da borboleta, e ela e linda, e a lagarta msm td listradinha, esse era uma otima noticia, pra 1 semana,9 meses e demais! Mas q bom q seu pai foi sensivel, o meu nao seria tanto, iria inventar aquelas "historia pra crianças" certeza kkkkk, eu fico imaginando a Aline criança *-*
    vou ver a continuação xD
    483 kusses..~^~

    ResponderExcluir
  3. É triste mesmo, mas infelizmente faz parte da vida né?! O tempo em que elas vivem, enche nossos olhos de uma beleza inacreditável.
    Adoreii

    Teadmiiro Muiitooo Amiiga <3

    ResponderExcluir