segunda-feira, 4 de março de 2013

Gracilda (Borboleta - final)


Depois de nos prepararmos para um novo passeio, vovó tomou-me pela mão e saiu comigo pela chácara. Disse-me que poderíamos encontrar lagartas nas folhas, ver casulos e quem sabe, até encontrar a Gracilda! Não demorou e encontramos as lagartas. Era engraçado como o bicho mexia o corpinho!
“Essas lagartas são diferentes da Gracilda, não usam roupa de tigrinho, como na gravura que papai me mostrou” comentei e vovó achou graça da roupa de tigrinho. “Sabe, vovó, a Gracilda é a rainha das borboletas! Ou monarca, como diz o papai” comentei. “Ah, então deve ser por isso que você não conseguiu encontrar a Gracilda! As rainhas são muito importantes e teem muitas coisas para resolverem, ela deve estar muito ocupada!” disse a vovó. “É verdade!” respondi, parecia lógico que uma rainha fosse muito ocupada!
“E os casulos só ficam aí parados?” perguntei. “Lá dentro tem uma lagarta se transformando em borboleta, em uns dias ou um mês ela sai de lá!” respondeu.
Mas o que uma borboleta teria para fazer além de voar que ocupava tanto o tempo da Gracilda? “Mas, vovó, o que além de voar uma borboleta tem pra fazer?” perguntei. “Muita coisa, Aline! As borboletas são importantes agentes polinizadores!” respondeu a vovó. “Agente? De espionagem? Poliniza... como disse?” perguntei. “Não!” respondeu a vovó que tornou a se divertir, e continuou a explicar “As borboletas ajudam as flores a se reproduzirem! Isso que faz um agente polinizador! Sem as borboletas muitas flores e plantam não nasceriam e as consequências disso atingiriam até os bichinhos!”. Admirei-me com isso. “Vovó, por que as borboletas não vivem pra sempre, como as fadas?” perguntei. “E quem disse que as fadas vivem pra sempre? Lembra da história que te contei que cada flor tem uma fada? Quando a flor morre a fada também morre!” respondeu a vovó.
“Nuss! Primeiro as borboletas e agora as fadas? Isso tudo é muito triste, vó! E depois de um mês no casulo viver só duas semanas? Seria melhor continuar sendo lagarta!” comentei. “Não, Aline! A lagarta só vive ali, na planta, só conhece aquele pedacinho, enquanto a borboleta voa, e borboletas monarcas como a Gracilda voam até mais que dois mil quilômetros! Não seria incrível voar?” “Nuss, Acho que nunca viajei mais que dois mil quilômetros!” comentei. “E se a Gracilda voou dois mil quilômetros? Não teria mesmo como eu a encontrar com a bicicleta!” disse e fiquei triste. Mas vovó me tornou a animar dizendo “Não fique triste, Aline! Acho que ela gosta dessa chácara tanto quanto a gente e tenho quase certeza de que está por aqui!” Voltei a acreditar que a Gracilda estava na chácara e a vovó continuou: “E as lagartas não teem filhinhas, só depois que viram borboletas! As borboletas procuram com muito cuidado um lugar para seus ovos, levando de alguns dias até um mês, se não encontram logo uma boa folha! Quando você viu a Gracilda ela não posou numa folha? Vai ver estava colocando os ovos dela! E se colocou os ovos com você ali é sinal de que ela gostou muito de você e confiou em você!”. Vovó sabia mesmo tudo sobre as borboletas! Fiquei feliz porque a Gracilda também gostou de mim. “Filhinhas da Gracilda? E quantos ovos as borboletas colocam?” perguntei. “Uma monarca? Ih! Provavelmente entre trezentos e quatrocentos” respondeu.
“Ai, vovó! Como vou conseguir pensar nome pra tanta lagarta quando nascerem?!”


...beijinhos***

6 comentários:

  1. Amei a história. Seu texto é realmente bem escrito e interessante. Uma leitura cativante.

    seguindo.





    http://mmelofazminhacabeca.blogspot.com.br/2013/03/os-cavaleiros-do-zodiaco.html

    ResponderExcluir
  2. Aline Thompson Todos sabem fazer história - mas só os grandes sabem escrevê-la, muito bom msm.

    seguindo

    http://blogdoditamakarov.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aahh que Gracinha a sua avó, é a vó Alice?
    Ooooba Concordo com a Dita Makarov!!!!
    Vdd como a gente se admira com o q aquele bichinho faz, nuss 300 ovinhos? :O :O 300 nomes q vão ser difíceis huashuhas e a historia terminou como em contos tipo "Madeline"
    483 kusses..~^~

    ResponderExcluir
  4. Muito legal.
    A frase final foi espetacular.
    Adoro a inocência das crianças.

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline , parabéns pela proposta do seu site. Gostei muito do layout e da temática. Já me tornei seu seguir, se também puder me dar uma força curtinha a página do meu site, ele é:

    www.cineprise.com.br
    e a fan page:https://www.facebook.com/oivalfnocinema
    Muito obrigado e novamente meus parabéns por seu projeto!!!

    Flávio Junio

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde querida Aline.. mas que beleza.. e justo ontem estava a futricar na plantinha de primavera que temos e lá achei o um casulo vazio.. algumas lagartas estavam em algumas folhas devorando tudo rsrs esse é o problema.. elas devoram tudo mesmo.. tirei as folhas e joguei no lado da vizinha rsrs que vão comer lá.. não matei elas não rsrs bjs e até sempre

    ResponderExcluir