sábado, 20 de junho de 2015

Histórias de Vampiros



Um morto bem conservado

A fama do médico parisiense Trousseau – na metade do século retrasado – era tanta que lhe permitia cobrar 25 mil francos por consulta domiciliar.
Trousseau gostava de observar que a matéria viva se distingue da morta por certas manifestações características que só ela possui.

Mas em uma talvez apressada classificação, Trousseau não teve meios de incluir um tal Lesahor, paciente um pouco fora de série. Depois de um longo infrutífero tratamento hepático, o médico decretou que Lesahor falecera. A mulher do morto, que era doente cardíaca, ficou ignorante do falecimento do marido. Não suspeitou de nada, sobretudo porque o homem continuou a fazer-lhe visitas, para cumprimenta-la. Trousseau, que também tratava da mulher, soube disso pelas suas próprias palavras. Quis ver o fato com seus próprios olhos. Naquela noite se encontrava no quarto da senhora Lesahor na hora da visita, e teve o prazer e ao mesmo tempo a angústia de ver que seu ex-paciente não estava tão morto assim. Movia-se sem dificuldade, conversava com a mulher. Trousseau quis dirigir-lhe a palavra, mas o homem se despediu, dizendo que tinha muita pressa.
A razão da pressa, Trousseau descobriu na manhã seguinte, quando, com autorização oficial, pode dar uma olhada na sepultura de Lesahor. O morto estava em seu lugar e tinha um aspecto “excepcionalmente bem conservado”.
A mulher morreu poucos dias depois. Sua morte foi provocada por uma anemia de origem misteriosa. Trousseau fez um relatório pormenorizado do caso, mas o assunto não “despertou muita atenção” e foi arquivado. Afirmou-se posteriormente que o médico, com aquilo, queria arranjar publicidade.



Extraído da edição de setembro de 1973 da revista Planeta.

5 comentários:

  1. Boa tarde Aline..madona.. 25 mil francos por uma consulta..
    ng merece né rsrs
    ai quebra qualquer um..
    quantos casos devem ter ocorrido naquelas épocas e quantas mortes sem esclarecimentos tb..
    antigamente a coisa era pesada..
    não que hj tenha melhorado..
    pq vemos qe não né.. bjs e feliz sempre

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Aline. Pelo que compreendi o homem havia tornado-se um vampiro acabando por fazer da sua mulher a vitima, a fim de passarem a eternidade juntos.
    Claro que não teria explicação científica.
    Gostei do desenrolar.
    Bom final de semana.
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Aline. Pelo que compreendi o homem havia tornado-se um vampiro acabando por fazer da sua mulher a vitima, a fim de passarem a eternidade juntos.
    Claro que não teria explicação científica.
    Gostei do desenrolar.
    Bom final de semana.
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Aline. Pelo que compreendi o homem havia tornado-se um vampiro acabando por fazer da sua mulher a vitima, a fim de passarem a eternidade juntos.
    Claro que não teria explicação científica.
    Gostei do desenrolar.
    Bom final de semana.
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir