quarta-feira, 23 de abril de 2014

O Retrato Maldito


Você provavelmente adora postar fotos suas em redes sociais e outros sites: Facebook, Instagram...  Agora imagine se algumas religiões antigas estiverem certas quanto a uma antiga tradição que proíbe a reprodução da imagem humana. Com a reprodução – acreditam – perdemos parte de nossas almas!
Hoje trago uma história, que encontrei pesquisando por histórias estranhas, em revistas antigas, sobre um rei que proibia ser fotografado!




"Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra”. Exodo 20, 4.

O rei Yahia do Iémen proibia a entrada de fotógrafos em seu palácio e punia, com a pena de morte, quem tentasse fotografá-lo. Isso ocorreu na década de 1940.
A proibição se baseava na antiga tradição que cercava a reprodução da imagem humana, proibida por algumas religiões. Com a reprodução, dizem, o homem perde uma parte de sua alma.
Se a imagem do rei Yahia fosse reproduzida e essa reprodução corresse pelo mundo, não apenas ele, mas também todos de sua família estariam condenados a morrer.

Nos limites do reino, o controle das máquinas fotográficas era fácil de ser mantido. O rei, no entanto, não contava com um outro elemento: a memória humana.
Certa vez, o rei permitiu que um grupo de artistas estrangeiros visitasse seu esplêndido palácio. Entre eles estava um pintor italiano dotado da aptidão que costumamos chamar de “memória fotográfica”. Esse artista pode contemplar o rei – durante uma audiência – por mais de uma hora.
Dessa maneira, o semblante rude e bem talhado do soberano octogenário foi reproduzido em tela. Imediatamente, milhares de fotografias do quadro foram distribuídas pelos jornais do mundo inteiro. No dia em que os primeiros jornais, com a reprodução da imagem do monarca, chegaram às bancas, o rei Yahia foi barbaramente assassinado em um golpe palaciano.
A maldição estava cumprida.

Bibliografia: Revista Planeta nº13, setembro de 1973.


5 comentários:

  1. Vai ser azarado assim no laboratório fotográfico. he he he.
    Seguindo de volta.

    ResponderExcluir
  2. O rei tinha razão então.
    Vou queimar todas as minhas fotos rsss

    ResponderExcluir
  3. Não é diferente na rede social altamente conhecida.

    "O homem perde uma parte de sua alma" ao postar fotografia de si buscando prestigio e falsa fama.

    ResponderExcluir