sábado, 22 de novembro de 2014

Estranho e Extraordinário



Cidade dos Mortos


João Silva, natural de Caruaru (PE), trabalhava há 15 anos como motorista de caminhão pelo interior do Ceará. Ele conhecia aquelas velas estradas poeirentas como a palma da mão. Com a segurança de sempre, iniciou mais uma longa viagem na tardinha de um dia quente. Anoiteceu, mas ele sabia que antes das 11 horas da noite chegaria a uma pequena cidade onde poderia dormir.
A viagem transcorria sem novidades, até que viu algumas luzes alinhadas ao longo da estrada, antes do tempo previsto. Era uma cidade, mas ele não a conhecia. Ficou desconfiado: teria errado o caminho? Estaria perdido? Curioso, tocou o caminhão em frente. Ao entrar na cidade, João Silva diminuiu a marcha e começou a observar. As luzes que tinha visto de longe quase não iluminavam: eram tochas de chama azul arroxeada. As casas eram todas brancas e – além delas – não existiam bares, hotéis ou armazéns. Nenhuma placa indicativa. Nem pessoas nas ruas. Das casas, não vinha luz alguma. De repente, ele percebeu que a cidade não era real.
Com um gesto brusco acelerou o caminhão, mudou a marcha, mãos firmes no volante. Mas por mais que tentasse imprimir velocidade ao caminhão, este não reagia. Sentiu que uma forte ventania em sentido contrário o segurava, fazendo o veículo avançar muito devagar. Viu montes de capim seco rolarem ao vento pelas ruas da cidade morta. Seu maior desejo era sair dali, mas seus músculos estavam paralisados. Foi quando surgiu uma luz real à sua frente. Percebeu que tinha abandonado a cidade-fantasma e se aproximava, agora, a  grande velocidade, de um posto de gasolina. Encostou na beira da estrada e desmaiou. Foi socorrido imediatamente pelos demais motoristas que estavam por ali. Permaneceu sem sentidos um bom tempo e, ao acordar, contou o que tinha acontecido. Os homens ouviram atentamente, com muito respeito. Depois, em conversa, ele ficou sabendo que não tinha sido o único a conhecer aquele lugar maldito. Muitos já passaram pela cidade dos mortos.

Extraído de Revista Planeta, fevereiro de 1974.

4 comentários:

  1. Boa noite querida Aline.. por falar em mortos meu irmão baixou mortos vivos ... aquele que passava no cinema em casa no sbt srs
    sem falar em todos do sexta feira 13 srsr
    muitas coisas que envolvem morte sempre chamam atenção.. eu amo falar nesses temas mas te digo que não curtia nem entrar em cemitérios rsrs
    falar é fácil né srrs
    coitado do tal motorista..
    são milhares de histórias a se distribuirem nos jornais do tempo.. que bom que tu as trás a tona.. beijão e até sempre

    ResponderExcluir
  2. Pior que há quem confirme histórias como esta.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Difícil de acreditar, não é mesmo amiga?
    Os mortos na minha visão têm um lugar especial e nada de querer amedrontar as pessoas, estão em um lugar distante, mas acredito que melhores do que nós aqui, nesta violência constante, miséria, doenças e fala de Amor no coração!
    bjus e boa quinta-feira,querida!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a piada que deixaste lá rsss
    Bjs

    ResponderExcluir