quinta-feira, 4 de abril de 2013

"Meu Velho"


Final de semana passado, em casa, já deitada e bem aconchegada, pronta para dormir percebo um senhor se aproximar da porta do quarto. Ele me observa com carinho e zelo por alguns instantes, e sai à passos leves. É um “velho conhecido meu”, o mesmo que quando cheguei em casa, depois de mais uma semana no campus, me recebera com um gostoso abraço. Sorri ao ver que ainda repete a mesma “espiadinha”. Imaginei quantas vezes foi uma espiadinha zelosa dessas, e me ver ali deitada dormindo, algumas vezes com um ursinho ao lado, que lhe deu animo para sair para mais um dos muitos plantões noturnos de seu trabalho. Lembrei-me de que, naquele mesmo quarto, quando dormir lá sozinha na cama ainda era uma novidade, ele se sentava ao pé da cama prometendo ficar até que eu pegasse no sono.
Conhecendo bem este senhor, como conheço, imagino como foi difícil para ele “ser a figura severa” no cumprimento da tarefa de me educar e preparar para a vida, o que, na verdade, foram bem poucas vezes. Não que as “bagunças” tenham sido poucas e sim porque este senhor é “manteiga”.  Também conhecendo bem esse senhor, pensei nas vezes em que, certamente, sentiu ciúmes do meu carinho por meu tio Beto.
Pensei como foi para ele aturar uma adolescente! Imaginei como foi para ele reconhecer os primeiros sinais de que “sua menininha” estava crescendo. Já não precisando dele à beira da cama para dormir ou não se interessando em “ajudar” a lavar o carro, vestindo biquininho e brincando com a água... Como deve ter sido para ele deixar de ser “meu super-herói” e passar a ser “velho” (mas com funções de chofer, caixa-forte...), perdendo para grupos de amigos a sua condição de prioridade para mim. Mas se estava destituído do posto de primazia, eu ao contrário não perdia o posto. Ele sempre esteve e está lá para qualquer solicitação, para qualquer necessidade... Imaginei quantas vezes esperou por longo tempo que, em meio a tantas atividades com a turma, eu encontrasse um momento para, como quando pequena, sentar junto a ele para assistir a algo na TV, em especial a jogos de futebol. (É, sem meninos, sempre se esforçou em cultivar em mim o ser torcedora)
Imaginei como foram os ciúmes, agora não mais de mim com seu irmão, mas ‘pior’ das minhas primeiras paquerinhas e namoradinhos... Imaginei o tamanho da sua vontade de me superproteger... Sua preocupação em todas as vezes em que eu não estava (e continua ainda quando não estou) ali deitada para ser espiada e sim nas baladinhas com as amigas (e pior podendo haver “gaviões” me rondando)...
Imaginei como é para ele me olhar e ver uma jovem mulher, isso é, se é que para ele eu já tenha deixado de ser “sua menininha”! Bem, já sobre deixar de vê-lo como “‘super-herói’, rebaixando-o a ‘velho’”, já não é “um velho”, é “meu velho” e com certeza um herói, não infalível como o “super-homem”, mas um herói humano com seus erros e acertos, mas que invariavelmente se esforça muito pelo melhor para “sua menina” e é o dono do abraço com beijo de barba espetando mais gostoso do mundo, um abraço que termina não com o fim de sua vontade de permanecer abraçado, mas com a timidez e é seguido do olhar amoroso que dispensa a necessidade da frase “como estou feliz por você estar aqui”!
E por tudo isso, e muito mais, é que é tão bom poder estar aqui hoje para lhe dar um longo abraço e dizer “Feliz aniversário, Papai!” (para os demais “Dr. Olavo”)

...beijinhos***

6 comentários:

  1. Q meigo! Q amor! ^^
    Parabéns Sr. Olavo! Dê um grande abraço nele por mim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Confesso que foi inevitável a emoção ao ler seu texto. Que lindo isso...
    Com certeza ele ainda te olha como a menininha dele. Parabéns para seu pai, e que esse amor entre vcs só aumente!!!!

    http://inspiracaoentrelinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para o tio Olavo! o/

    =| Ciúmes de vc com meu pai!
    Vc super se dá bem com meu pai ^^
    Ih! Será que aqui tb rola ciúme de mim com os tios? =|

    Amei o texto! S2

    beeeeeeegs

    ResponderExcluir
  4. Bela homenagem!
    Ficamos adultos e até velho, mas eles sempre serão zelosos como se fôssemos crianças.
    E assim faremos também.

    Minha filha tem 10 anos e me rebaixou a "pai" - risos - porque papai é mico. Pode?

    ResponderExcluir
  5. Bonito texto, Parabéns pro Dr Olavo, \o td de bom!!
    483 kusses..~^~

    ResponderExcluir
  6. Que texto lindo esse! Adorei seu blog, realmente muito incrível, tem tudo para fazer o maior sucesso; Já estou seguindo, segue o meu também?
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir